Em meio a este cenário conturbado de crise econômica e política, nada como aproveitar o tempo para pensarmos um pouco nas possibilidades para o futuro, sem ignorar os fatos, mas conscientes de que temos meios para superar as adversidades e até mesmo para encontrar oportunidades.
Foi neste espírito que, na última semana, ocorreu o evento “A Importância do Projeto na Redução de Custos e Gestão de Riscos da Construção”, promovido pelo EnRedes e CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, no qual a Motrice teve a oportunidade de participar contribuindo com a apresentação de uma palestra sobre metodologia de gestão de riscos aplicada ao setor de construção.
A apresentação ressaltou a importância da implantação de um processo de gerenciamento de riscos estruturado nas empresas, sejam elas construtoras ou incorporadoras, para que tenham condição de identificar e atuar de maneira consistente contra possíveis ameaças ou para aproveitar oportunidades que apareçam em seu caminho, sobretudo dado o atual contexto político e econômico.
Abordou-se conceitos já disseminados como melhores práticas pelo PMI – Project Management Institute e por padrões de normas internacionais, inclusive em consonância com a norma ISO 9001 sobre garantia da qualidade que, em sua nova revisão, passa a incorporar a mentalidade de risco.
Questões como os meios adequados para se identificar riscos sem super ou subestimá-los, ferramentas computacionais de avaliação quantitativa de riscos considerando cronogramas e orçamentos probabilísticos, entre outros, foram alguns dos assuntos levantados.
Interessante notar como a palestra apresentada pela Motrice se relaciona com as demais palestras proferidas no evento. Todas ressaltaram a importância da Engenharia à Montante, ou seja, da prevenção e do aproveitamento de oportunidades desde a etapa inicial de desenvolvimento de produtos imobiliários e da elaboração de projetos. A adoção de uma metodologia de gerenciamento de riscos deve ocorrer desde a fase inicial de incorporação e desenvolvimento de projetos, passando pelas etapas de construção, onde muitos riscos podem se materializar, até a fase de operação e manutenção que deve estar em perspectiva desde o início para que o empreendimento de fato atenda a seus requisitos de desempenho e sustentabilidade.
A Motrice atua no apoio à gestão de empreendimentos, nas mais variadas fases do seu ciclo de vida, com uma abordagem focada em resultados e gerenciamento de riscos, envolvendo tanto processos estratégicos de gestão e de mercado, como processos operacionais, considerando aspectos de engenharia e de produção de obras. Espera poder contribuir para que as empresas de incorporação e construção atinjam os seus resultados almejados, obtendo sucesso a despeito das incertezas com que temos nos deparado.
Debate com a participação de Fábio Giamundo da Construtora Laguna,
Roberto de Souza do CTE, Rogério Jacobsen da Motrice e Emílio Fugazza da Eztec
Maravilha Rogério!!! Muito bem escrito e objetivo!!! Congrats…